Saber sobre Fazer Declaração de Imposto de Renda em Turiaçu

A Declaração de Imposto de Renda é um documento obrigatório que os contribuintes devem apresentar à Receita Federal, informando todos os seus rendimentos e despesas do ano anterior. Essa declaração permite que o governo faça o cálculo do imposto devido ou da restituição a ser recebida pelo contribuinte.

Quem precisa fazer a Declaração de Imposto de Renda?

A Declaração de Imposto de Renda deve ser feita por todas as pessoas físicas que se enquadrem em uma das seguintes situações:

– Receberam rendimentos tributáveis acima de um determinado valor estabelecido pela Receita Federal;

– Possuem bens de valor acima de um determinado limite;

– Realizaram operações na bolsa de valores, mercado de capitais ou tiveram ganho de capital na venda de bens ou direitos;

– Tiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de um determinado valor;

– Optaram pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, desde que o produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias, contado da celebração do contrato de venda;

– Passaram à condição de residente no Brasil em qualquer mês e nessa condição encontravam-se em 31 de dezembro;

– Optaram pela isenção do imposto de renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias, contado da celebração do contrato;

– Obtiveram, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto;

– Realizaram operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

– Tiveram a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a um determinado limite;

– Passaram à condição de residente no Brasil em qualquer mês e nessa condição se encontravam em 31 de dezembro;

– Optaram pela isenção do imposto de renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias, contado da celebração do contrato.

Para fazer a Declaração de Imposto de Renda, é necessário seguir alguns passos:

1. Organize todos os documentos necessários, como comprovantes de rendimentos, recibos de despesas médicas, recibos de aluguel, entre outros;

2. Acesse o site da Receita Federal e faça o download do programa de declaração;

3. Preencha todas as informações solicitadas no programa, informando seus rendimentos, despesas, bens, entre outros;

4. Verifique se todas as informações estão corretas e faça a transmissão da declaração;

5. Aguarde a análise da Receita Federal e, caso necessário, faça as correções solicitadas;

6. Caso tenha direito à restituição, acompanhe o calendário de pagamentos e receba o valor devido;

7. Caso tenha imposto a pagar, faça o pagamento dentro do prazo estabelecido.

A não realização da Declaração de Imposto de Renda ou a entrega fora do prazo estabelecido pela Receita Federal pode acarretar em algumas consequências para